domingo, 26 de abril de 2009

OITENTA ANOS DO PE. GUIDO


OITENTA ANOS DO PE. GUIDO
26-ABRIL-2009


Amigos, foi um dia maravilhoso!
Creio que o Pe. Guido adorou, pois sua emoção era clara!
Fiquei muito feliz em vê-lo agradecendo a homenagem, ele que muitas vezes não teve seu trabalho reconhecido dentro de seu próprio meio, o Colégio Catarinense. Mas que sempre foi adorado pela maioria absoluta de seus alunos. Que se tornaram seus amigos!
Pe. Guido, o senhor pode ficar certo de que jamais será expulso de nossos corações, sua lembrança será eterna entre todos nós. Que o amamos do jeito que o senhor é, com seus ensinamentos, seu sorriso, suas broncas e seus superlativos!.
Estava fazendo as contas, quando ele foi meu professor tinha trinta e oito anos (início de 1968). Era aquele cara grandão, sempre de batina, que tinha a capacidade incrível de me entender.

Quantas idas à sua sala, para brincar ou conversar!
Quantas vezes ficamos na fila para jogar dedão ou ping-pong!
Quando vejo a criançada de hoje brincar diante de um computador, sinto pena. Certamente eles não encontraram um Pe. Guido em suas vidas. E, claro, não tem a menor idéia do que é jogar dedão (uma vez ganhei uma medalha de “dedão” nas Olimpíadas!).
Não costumo ser saudosista, mas eram outros tempos. Bons tempos, certamente!
Onde existiam educadores, na acepção do termo. Sem a presença dos “politicamente corretos” de hoje, com suas teorias e respostas de gabinete para tudo e todos.
Em Pinheiral, quem aprontasse – e a turma aprontava! – e fosse descoberto, pegava “adivinhação”. Experimenta fazer isso hoje! Processo e cadeia!
Qdo fui a Pinheiral pela primeira vez (1970), a energia elétrica era gerada lá mesmo, em uma roda d’água ali nas proximidades do Vale do Sabiá (que hoje não mais existe). A potência era fraquíssima e só era ligada à noite.
Banhos? Só na lagoa. Viagem? De caminhão (pau-de-arara). E a turma dos “pequenos” ficava de 27 de janeiro a 17 de fevereiro. Dava tempo até de escrever carta pra família! E ele nos estimulava a fazer isso!
Quando levei minha primeira turma de alunos, como responsável pela turma, tinha 21 anos (1978). Que loucura!
- comecei a dar aula no colégio com 20 anos -. Foi qdo deixei a barba crescer, para parecer mais velho!
Quem me ajudou qdo iniciei como professor do colégio? Pe. Guido! Quem me ajudou qdo levei minha primeira turma de alunos a Pinheiral? Pe. Guido.
Quem realizou meu casamento? Pe Guido. Quem batizou meu filho? Pe. Guido (qdo minhas filhas foram batizadas ele não pode estar aqui).
Aliás, qdo celebrou meu casamento ele tinha acabado de chegar “do” Pinheiral. E sem nem mesmo tomar banho realizou a cerimônia – claro que perguntou se não estávamos sentindo o “cheiro de Pinheiral”, impregnado nele! Típico!!
Quando minha filha mais velha (Giselle) ia conosco a Pinheiral – na primeira vez ela tinha 3 meses - , advinha quem ajudava a fazê-la dormir, embalando-a com aqueles braços imensos?
Qdo eu levantava pra dar o apito e acordar a turma, ele sempre já estava na cozinha, tomando o chimarrão e “aquecendo” na chapa do fogão à lenha uns pedaços de carne, que comia praticamente crua e sem sal.
Foi com ele que aprendi a tomar “caipirinha de agrião”, que íamos pegar no fundo do pasto.
Aliás, que saudade daquele chá que ele fazia a noite, que curava “de unha encravada até câncer”!, lembram?!
Quantas conversas intermináveis, quantos papos?!
E que bom vê-lo chegar aos oitenta anos alegre e saudável!!!

na chpa do foginha, tomando o chimarrpre jraços?o a Pinheiral - a s.
aluno, tambÉ por isso que digo que o Pe. Guido é um referencial em minha caminhada!

Outra coisa maravilhosa deste dia foi encontrar com tanta gente que de há tempos não via. Pessoas que ficaram marcadas em minha memória afetiva.
Vocês podem ter certeza de que se fica um pouquinho do professor em cada aluno, também fica uma parcela de cada aluno no professor. Principalmente quando o relacionamento extrapola o “apenas” professor-aluno e surge um sentimento maior: amizade.
Ou vocês acham que o relacionamento que tínhamos em Pinheiral era de professor-aluno?
Claro que ia muito além!
E, hoje, na homenagem ao Pe. Guido podíamos perceber representantes de várias gerações. Desde o time mais “jovem” - Mariela, Patrícia, Robertinha Cherem e outros, até “dinossauros” como o Portela (Luiz Augusto), Afonso Galinha e o Pinto. Claro, sem contar com o João Emídio (Capela) e o Dionísio (“tá” bem, me incluo entre esses!!).
Também achei sensacional a presença de vários pais!
E a festa foi show!
O vídeo foi fantástico (pois deixou um gostinho de “quero-mais”)! Se tivesse durando mais uma hora, certamente também teríamos adorado.
Virgínia, querida, quero uma cópia, tá?! Assim como gostaria de ver as fotos tiradas por você e pela Fernanda.

Queridos, obrigado pelo dia e Pe. Guido, obrigado por você existir em nossas vidas!
Abraço a todos!


18-JULHO-1891 - Pe. Guido, Edson e Mariza.
15-julho-1987 - Pe. Guido batizando meu filho Guilherme (comos avós maternos Marialva e Sada). Ao fundo, meu irmão Gilberto (Giba) com minha filha Giselle no colo. Atrás, Gabriel Antônio Pereira Filho (Sapo), com seus pais Gabriel e dona Iolanda.


- outubro de 2005 - Centenário do Colégio Catarinense - Pe. Guido e Edson (Cebola).

5 comentários:

Marcos Veiga Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Veiga Pereira disse...

Pessoal, excelente organização e emocionante reencontro são as palavras que me ocorrem para descrever esta reunão. Passou um filme em minha mente revendo as imagens e pessoas de uma época muito importante de nossas vidas. Coloquei no youtube o primeiro video que gravei no aniversário do Pe. Guido. Colocarei mais ao longo da semana. Aqui vai o link do video no youtube :

http://www.youtube.com/watch?v=poIYN1yshSc

Abraços, Marcos Veiga Pereira

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Estou muito feliz com os comentários que recebemos em relação ao Pe. Guido.
Realmente o nosso querido amigo é muito estimado pela grande maioria daqueles que com ele conviveram. E são comentários de pessoas que de há muito não o vêem, mas que continuam com ele no coração.
A seguir, uma mensagem que recebi hoje, que vale a pena passar a todos, de um amigo que, mesmo muito longe daqui, é apegado às suas origens e a valores que tanto nos ensinou o querido Pe. Guido.

"Ola Edson, tudo bem? Quem te escreve é um ex-aluno teu, Lauro Locks, talvez não te lembres mais. Estudei no Catarinense de 1978 a 1984 (da 5a. série ao 3ro científico). Fiquei sabedo, mesmo que tardiamente, da comemoração do aniversário do Pe. Guido e encontrei na internet o teu blog e as fotos de Pinheiral, onde fui várias vezes e delas só tenho boas recordações. Bom, essa mensagem é só para dizer um alô e pedir, se por acaso vires o Pe. Guido, que por favor passe meus parabéns para ele, essa grande figura.

Eu moro fora de Floripa já faz mais de 13 anos: morei, estudei e advogei no Rio e EUA (Boston e Washington) e, desde 2002, moro em Genebra, Suíça, onde trabalho como advogado na divisão jurídica do Secretariado da OMC (Organização Mundial do Comércio). Minha esposa trabalha na ONU na área de mudanças climáticas.

Abraço forte e se um dia passares por estas bandas, avise.

Lauro"

Claro que lembro do Lauro, que foi um brilhante aluno e é um grande ser humano!
Além de ser um profissional de absoluto sucesso.

Marcos Veiga Pereira disse...

Queridos amigos finalmente consegui realizar os 10 uploads dos videos no youtube com imagens do aniversário do Pe. Guido. Abaixo segue os dez links. Abraço a todos. MARCOS VEIGA PEREIRA.

http://www.youtube.com/watch?v=poIYN1yshSc

http://www.youtube.com/watch?v=SQgb8Yx5Chw

http://www.youtube.com/watch?v=5AFgnLjFzQM

http://www.youtube.com/watch?v=CNBy2tkp_J8

http://www.youtube.com/watch?v=97eSS9jSEkA

http://www.youtube.com/watch?v=hiM1heLksuI

http://www.youtube.com/watch?v=JJ9XAm8YZUs

http://www.youtube.com/watch?v=rRQ9gRFQts8

http://www.youtube.com/watch?v=7cR2DfA6k9k

http://www.youtube.com/watch?v=vjyn5371IHk

Caio R. Salvino disse...

Olá a todos! Quero parabenizar a todos pela organização da festa dos 80 anos do Pe. Guido, na qual infeliazmente não pude me fazer presente, pois gostaria imensamente de rever tantas pessoas sensacionais que fazem parte de minha infância e adolescência, e porque não, da minha história. Espero rever os amigos o quanto antes. Grande abço a todos!!! CAIO SALVINO