quinta-feira, 30 de abril de 2009

PINHEIRAL DO MARCOS

PINHEIRAL
MARCOS VEIGA PEREIRA
PÁSCOA 08 À 11 ABRIL 1982

Na festa dos oitenta anos do Pe. Guido, dentre as muitas alegrias que tive uma foi encontrar o Marcos. Já tinha recebido alguns e-mails dele, inclusive com as fotos de satélite de Pinheiral, já publicadas neste blog.
Fiquei feliz em ver o Marcos que, prá quem não sabe, é primo do Murilo Veiga (é, todo mundo tem problemas na família, ahahah!). Está bem, de paz com a vida!
A seguir, fotos que ele nos enviou, de um Pinheiral em abril de 1982, durante a Páscoa. Os textos da foto são dele. Nem todos os que aparecem foram reconhecidos. Por favor, ajudem a identificarmos nossos amigos.
Abraço a todos.
Edon Cebola


Foto 1 - Pinheiral - foto tirada à bordo de um das simpáticas embarcações que tínhamos à disposição.



Foto 2 - A cachoeira - foto tirada da ponte de madeira, que hoje não mais existe.

Foto 3 - Mais um ângulo da pequena cachoeira e eu sentado à beira dela.

Foto 4 -Foto tirada no topo do morro das ovelhas, onde se percebe o pequeno regato que fornece água a lagoa.

Foto 5 - Mais uma foto tirada no topo do morro das ovelhas com vista para a lateral esquerda da casa e a lagoa.


Foto 6 - Foto tirada às margens do lago, o remador solitário da foto sou eu.


Foto 7 - Foto tirada da varanda da frente da casa. Bem, para entender essa concentração lá vai a explicação. Um ex-aluno e freqüentador de Pinheiral, filho do proprietário da Pioneira da Costa - empresa de pescados - pediu ao Pe. Guido para passar de um a dois dias conosco (ele e a esposa). Claro que ficou com a gente, acho que o nome dele é Arlindo... não era muito falante conosco mas pode demonstrar seu grande coração ao nos presentear com um carregamento de pescados... bem apropriado, pois como era Páscoa onde tradicionalmente não se come carne, as refeições da 6ª. Feira Santa (09/04/1982) tiveram um significado extra de demonstração de carinho para os novatos de Pinheiral. Então, esta concentração que aparece na foto era no sábado (10/04/1982), se não me engano, onde o casal estava indo embora. Pe. Guido fez questão que nos reuníssimos para agradecê-lo. Para variar o Guidão com suas amáveis palavras fez um flashback das épocas em que o Arlindo vinha ainda guri para Pinheiral e etc... O homem (Arlindo) começou a chorar e se virou por uns instantes, olhando para o lago para tentar esconder a emoção. Foi durante uma música que o pessoal cantou em agradecimento.
Aprendi e vivenciei mais uma lição que não se aprende em sala de aula. As pessoas que tenho certeza que aparecem na foto são Choxa abraçada no Fernando Alípio, Arlindo e Esposa, Murilo Carioni de boné marrom, Luciano Pereira Oliveira sem camisa, Irmão Evaldo, Ary Capella, à direita, de camisa listrada de branco e preto. O Eduardo Chaves ( Tabaquinho ), de boné azul, está ao lado do Murilo Carioni. Quanto aos demais, peço ajuda ao pessoal do blog para identificar.

NOTA DO CEBOLA: O Arlindinho já era chorão desde aqueles tempos (rsrsrs).


Foto 8 - Na seqüência, aparece o Pe. Guido dando um abraço de agradecimento no Arlindo (ai meu omoplata!!!).


Foto 9 - Tradicional foto da escadaria da casa. Como dizia meu Professor Nilo Sérgio Reis do Catarinense: ATENÇÃO PARA A CHAMADA. Quem se arrisca a identificar o pessoal ? À esquerda, segurando a perna de pau ,acho que se chama Fernando, não sei o sobrenome. A Choxa está na esquerda na 2ª. fila. O Guima (Guimarães) está no meio, com o braço esquerdo esticado.



Foto 10 - Na quadra de esportes, antes da cobertura. Na perna de pau está Clóvis ( Morcego ). Agachado, tirando foto, está meu amigo Fernando Alípio. Eu apareço no meio, na frente do Clóvis. Peço que identifiquem as demais. - os rostos, claro, são muito familiares, mas após anos acabei esquecendo os nomes.


Foto 11 - Em frente da escadaria uma foto informal - eu estou em pé, à esquerda; agachado, de azul, acho que é o Bira. Ao lado dele, o filho da Professora Edi de História, o Edivan. Os demais, peço ajuda para lembrar !


Foto 12 - Foto tirada na lateral esquerda da casa - estávamos olhando a quadra de esportes. Esta foto mostra como o tempo é implacável com a gente - Einstein que nos socorra com sua Teoria da Relatividade. Pois este intervalo de tempo ( 27 anos) fez coisa, meu querido.
Brincadeiras à parte, os da foto são, da esquerda para direita, Guima, Dionísio Damiani, Marcos Veiga Pereira e Sapo (Gabriel Pereira Filho).

NOTA DO CEBOLA: realmente o tempo, esse ente real e relativo, é implacável com alguns!!! (rsrsrs)

Foto 13 - Foto tirada da varanda esquerda da casa. A que está tentando subir na perna de pau é a Choxa. O espectador ao lado é o Eduardo Chaves ( Tabaquinho ).


Foto 14 - Foto tirada no lado esquerdo da casa. Meu amigo Fernando Alípio.... o da esquerda.
NOTA DO CEBOLA - É mesmo, é o Alípio (ahahahahahahahahahahah!!!!) Com cabelo e tudo!!!


Foto 15 - Foto tirada no lado esquerdo da casa. Eu em cima do cavalo é claro ....


Foto 16 - Foto tirada no lado esquerdo da casa. O Eduardo Chaves (Tabaquinho) é o de calção e camisa azul. Os demais, não reconheço.


Foto 17 - Meu amigo Clóvis na perna-de-pau.

5 comentários:

Marcos Veiga Pereira disse...

Cebola, ficou excelente ! Obrigado. MARCOS VEIGA PEREIRA.

Mario Lott disse...

A loira alta da foto 13 é a Deise, que foi minha colega no 3D em 1982.

Mario Lott disse...

Cebola, desculpe, foto 11 a que a Deise aparece.

Unknown disse...

cebola na primeira foto de camisa vermelha perto do ary sou eu joão carlos klein.

q saudades

um abc

Unknown disse...

Foto 10: em pé Luciana Boeing de short vermelho (primeira da direita) e Giseli Guimarães (terceira da direita)
Bjs Simone Farias