segunda-feira, 4 de março de 2013

Pinheiral - janeiro de 1959 - "Os pioneiros"


Janeiro de 1959! O Brasil tinha sido campeão mundial na Suécia no ano anterior. Nosso Presidente era Juscelino e a Capital da República, o Rio de Janeiro. Nossa cidade de Florianópolis, apenas a linda Ilha ligada ao continente pela Ponte Hercílio Luz, cujo piso eram trilhos de madeira.
O antigo seminário dos padres jesuítas, em Pinheiral, havia sido desativado. O mato tomava conta do lugar quando o Padre José Montenegro, apoiado pelo Padre Cardoso, resolveu botar em prática um sonho antigo: fazer daquele local uma espécie de "Vila Oliva", um local próximo de Caxias do Sul, RS, que era a casa de férias dos alunos do colégio Anchieta, de Porto Alegre.
Segundo o Pe. Montenegro, a primeira reação do Padre diretor do colégio, foi contrária a ideia; o local era muito distante, as estradas, simplesmente temerárias e, ainda, "havia muitas cobras no lugar", segundo o  diretor.
O Pe. Montenegro, sabedor de que o diretor era muito devoto dos "anjos da guarda", na falta de argumentos para convence-lo, simplesmente perguntou: " e os anjos da guarda", será que vão permitir algum acidente grave com os alunos?"
Mal refeito da surpresa, o diretor concordou.
E, felizmente, jamais aconteceu algum acidente grave com os nossos em Pinheiral. E olha que a turma dá trabalho aos "anjos da guarda"!!
Assim, começaram os preparativos, mas tudo estava por fazer. Não havia nem uma quadra de esportes, que foi feita pelos próprios alunos, das primeiras turmas que lá subiram, e cujo piso era simplesmente de barro. Camas? Apenas beliches de lonas, que foram usados até o início dos anos oitenta.  Transporte, um singelo caminhão, do tipo "pau-de-arara", que buscava os alunos em Fpolis, transporte esse usado até o início dos anos setenta.
Energia elétrica? Não tinha, até que foi feita uma pequena usina lá mesmo, aproveitando a água que chegava na lagoa. Uma prosaica "roda d'água" e um pequeno gerador, nada mais, que funcionava apenas a noite, cuja tensão oscilava entre o nada e o quase nada.
Mas já havia o "espírito de pinheiral", que ajudou na formação de várias gerações de catarinenses!

A seguir, a relação dos "pioneiros", a primeira turma a participar da "Casa da Juventude".  Tomara que alguns deles possam ver essa relação. Se você conhece algum, por favor, tente fazer esse material chegar a ele.

Abraço a todos.
Edson (Cebola)

PS: em breve estarei postando as relações dos participantes até a metade dos anos oitenta.



Nenhum comentário: