quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PINHEIRAL - JANEIRO DE 1986



PINHEIRAL - JANEIRO DE 1986

A primeira vez que fui a Pinheiral, foi em janeiro de 1970, na turma dos pequenos (apenas meninos). O responsável era o Pe. Guido (Stahl) e ficamos lá de 27 de janeiro a 17 de fevereiro.
I-nes-que-cí-vel!!
Como aluno do colégio, fui a Pinheiral até 1973.
Depois fui fazer a universidade.
Com 20 anos, estava de volta ao Catarinense, agora como professor de física. E lá lecionei até 1987. Curiosamente, quando sai do colégio era um dos professores com mais tempo de casa, porém tinha ainda 30 anos!
Nesses 10 anos de Catarinense, voltei a Pinheiral muitas vezes. Levando turmas mistas, como responsável. Pensando bem, que loucura!! Muita responsabilidade para pouca idade! Mas, eram outros tempos! Nem mais fácil nem mais difícil que agora, porém, eram outros os valores.
O termo família aparecia com muito mais ênfase na vida cotidiana.
Quando fui a Pinheiral como aluno, sempre escrevíamos atas, narrando os fatos ocorridos. Quando voltei a Pinheiral no ano passado, com uma turma de ex-alunos, da minha geração, descobri que os livros se perderam, que ninguém sabe onde estão.
Que triste! Lembro de ter lido vários deles, encontrado pérolas como uma ata escrita pelo ex-governador Esperidião Amin, que foi a Pinheiral como aluno do Catarinense no início dos anos sessenta.
Quando sai do colégio (em julho de 1987), fotocopiei algumas atas escritas por turmas em fui como responsável (referentes aos anos de 1984 a 1987).
Pois uma dessas pérolas estou passando a vocês: as atas do Pinheiral de janeiro de 1986. Inclusive com as asssinaturas da turma ao final, lembram-se?!
Era uma turma pequena, tanto que fomos de micro-ônibus, e só de gente que era capaz de trocar a praia por cinco dias em Pinheiral.
Contando com os dirigentes, éramos em vinte e um. Dos quais, infelizmente, três já partiram para outra esfera: Paulo Roberto Siqueira (Siqueira), Alexandre Kotzias Peixoto e Joel Gomes Filho (Fedelho).
Vários tinham acabado o terceiro ano e prestado vestibular. A maioria, aprovados! Conosco estava, inclusive, o primeiro colocado geral no vestibular da UFSC daquele ano, Alexandre Peixoto. Estava ainda o Cabeça, Eduardo Horn Vianna, que não havia passado por trote aqui e desafiou a turma lá, que ninguém conseguiria contar seu cabelo.
Claro que não fui eu, mas o Cabeça voltou careca. Não consegui localizar fotos da turma, se alguém tiver e puder nos enviar, agradeço.
É possível que sejam postadas novas atas ou listagens de assinaturas dos participantes.
Abraço a todos!

Edson Cebola





ATA DE 16 DE JANEIRO DE 1986 - TACIANA J. XAVIER (TACI)


Quase sempre, a Taci era escolhida como "voluntária" para fazer a primeira ata. Já demonstrava a brilhante jornalista que se tornaria.


























ATA DE 17 DE JANEIRO DE 1986 - CAIO ROBERTO SALVINO







ATA DE 18 DE JANEIRO DE 1986 - LILIANA REMOR BARRETO (LILA)











ATA DE 19 DE JANEIRO DE 1986 - LEANDRO MARCUCCI



Felizmente esta ata, escrita pelo Leandro, foi "passada a limpo" pela Taci. Ainda lembro da letra nas provas do Leandro!! (rsrsrs)











ATA DE 20 DE JANEIRO DE 1986 - SILVYA HELENA CAPRÁRIO









ASSINATURA DOS PARTICIPANTES DA TURMA


Que saudade, não!?!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PINHEIRAL - MAIO DE 1982

PINHEIRAL - MAIO DE 1982

Nesse ano, o segundo grau (ensino médio) do Colégio Catarinense era no período da tarde. Apenas em 1984 é que passaou a ser de manhã. Saíamos de Fpolis na 6ª feira, pelas 18:30 h. Chegávamos a Pinheiral pelas 22 h. Ainda fazíamos atividades na 6ª feira: normalmente, futebol de salão masculino e feminino. Para o pessoal ficar cansado e dormir (sem problemas, lembram-se?). Sem que ninguém tivesse idéias estranhas, como a de soltar uma bola de bocha após as luzes terem sido apagadas. Claro que o Duca soltava essas bolas do beliche em que dormia. Sempre na parte superior, causando um estrondo na casa. Lembro de uma dessas ocasiões, em que um dos dirigentes (não vou dizer seu nome, mas foi conosco muitas vezes e hoje é empresário muito bem sucedido e multi-campeão de rallye - ganhou o rallye dos sertões várias vezes, o que sempre nos proporcionou muito orgulho) saltou de seu beliche para dar um esporro na turma. Só que ele dormia dentro de um saco de dormir, que estava fechado. Não lembrou e ... causou outro estrondo. Fez um cara tão feia que nenhum de nós (outros dirigentes) teve coragem de rir! Ahahaha

Que saudade ....

Fot 1 - Jogo de espirobol Giba (Gilberto José Ramos), Maurício Sena e Marcelo.


Foto 2 - Futebol de salão feminino. De pé, da esquerda para a direita: Rosana Tarnowski, (?), Karla Stefani e Andréa Nauk. Agachadas: Laura Flores, Stela Pratts, Andréia (Cenoura) e Cláudia Ferro Kalafatás (Pulga).

Fopto 3 - Quase na hora de vir embora.


Foto 4 - Cabo de guerra (joguinho simpático!): Mariza, Denise Coelho, Elisa e outras.



Foto 5 - Cabo de guerra: de pé, Paulo R. Siqueira (in memorian) e Roberto Melo.




Foto 6 - Jogo contra o time da vila: domingo de manhã (pena que a foto está horrível).


Foto 7 - Quem é o destemido remador?


Foto 8 - Voley: Mariza, Dulce e, provavelmente, Mônica Rodrigues.



Foto 9 - Saudade dos passeios a cavalo!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PINHEIRAL - MAIO DE 1981

PINHEIRAL - MAIO DE 1981


Bons tempos esses!
A novela da Globo era Ciranda de Pedra. Florianópolis estava sendo descoberta pelos argentinos!
A Dizzi, a Cocota e o Degraus eram os points. A Joaquina, a praia!
No colégio (Catarinense) o Werner e o Niberto arrombavam nas provas (mas todos amavam eles!).
E nós íamos a Pinheiral! Pena que as fotos são de péssima qualidade. Talvez aguém tenha fotos melhores para compartilhar conosco!




Foto 1 - No refeitório (mesa 1) - Da esquerda para a direita: Alexandre Tarnowski, Álvaro Bellaguarda (Bella), Daniel Bússolo (Polenta), Edson Cebola, Mariza e, de costas (com roupa azul)Gilberto Vaz. Os demais é impossível reconhecer.


Foto 2 - Futebol de salão na antiga quadra. Da esquerda para a direita, de pé: Rodrigo Carvalho, Adolar Ferreira Filho (lembram do slogan dele: prá onde se olhar sempre está o Adolar!), Ibrain Franz (Binho), Carlos Augusto Alpersted (Cogumelo) e Carlos Henrique Araújo Garcia (Lóca).
Agachados: Paulo Roberto Siqueria (in memorian), Odson Cardoso Filho (Odsinho) e Cal Morro. No fundo, esperando a próxima partida, Maurício Ventura.


Foto 3 - Edson Cebola e a bola: ahahah! Quem sabe, sabe!!!


Foto 4 - Futebol de salão feminino (a gente ria uma barbaridade!). De pé, da esquerda para a direita: Karla Salun, Cláudia Fialho Daux, Daniela Mendes Ramos e Rosana Andreata.
Agachadas: Adriana Peters Abdala, Mariza e Andréia (Cenoura).



Foto 5 - As adversárias. De pé, da esquerda para a direita: Giane Souza, Janine Triska (acho), Rute Blasi, Letícia Rauen Teixeira e Paulo Roberto Siqueira (o juiz).
Agachados: Gilberto José Ramos (Giba - o que é que ele está fazendo na foto?), Mariza (juíza?), Dulce Maria Ramos e Rose de Souza.
No meio delas a cabeça do Luiz Augusto Portela Filho.



Foto 6 - Na frente do ônibus (Imbuião): Marcelo de Oliveira (Marinheiro - Meri é a mãe!), Rafael Zanelatto Jr. (Frango) e Daniel Uba.



Foto 7 - Um solitário contemplando a lagoa. Quem será?



Foto 8 - As meninas e a cachoeira.



Foto 9 - O pessoal da cozinha: Cecília, Dona Almerinda e Dona Maria. Atrás: Mariza e Portela.



Foto 10 - Joel Gomes Filho Fedelho - in memorian) e o saque do voley.


Foto 11 - Dulce Maria Ramos e a égua Índia.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PINHEIRAL - JANEIRO DE 1984

PINHEIRAL - JANEIRO DE 1984


A turma era constituída, em sua maioria, por alunos que tinham acabado o terceiro ano (científico - na época não existia terceirão).
A maioria havia passado no vestibular e dois deles, o André (Negron) e o Lazzarin nem ainda haviam cortado o cabelo.
Então ...
Foto 1 -No refeitório (mesa 1, lembram-se), da esquerda para a direita: (?) parece uma criança, não sei se fazia parte da turma, Flávia, Simone Keller (comendo, claro!), Mônica, Edson. Patricia Mariot e Gládis Reitz. Na mesa, otradicional "pão-de-casa" e a sopa de macarrão com feijão.




Foto 2 - peça de teatro: jogo de truco. Leandro Marcucci (no violão, lógico!), Chico Lemos - de costas -, Débil (Marcelo Galvão Fogaça de Almeida) - também de costas, com chapéu branco -, Joel Gomes - Fedelho - in memorian - e João Eduardo Nunes Gomes (que está com um facão em pose prá lá de suspeita).





Foto 3 - peça de teatro: Jovita, Mônica e Leandro.


Foto 4 - peça de teatro: Caio, Fernandinha Tolentino, Jovita e Mônica.




Foto 5 - peça de teatro: Karen e Douglas Narciso (no violão).




Foto 6 - peça de teatro: Débil, Sapo (Gabriel Pereira Filho)e Adriana Reitz, de pé. Roberto Melo (de chapéu), Jovita, Leandro (ao violão), Caio Roberto Salvino, Karen e outros.





Foto 7 - Escolinha da Professora Simone (Keller). Com Graziela Dias batendo fotos.




Foto 8 - André Negron e Leandro, na janela e Caio (rindo de algo, como sempre!).




Foto 9 - Adriana Reitz e Karin.

Foto 10 - No refeitório, atrás: (?), Flávia, Mônica, Simone Keller, (?). Na frente: Gládis Reitz e Patricia Mariot.


Foto 11 - Comemorando o vestibular: Luiz Fernando Lazzarin (Administração) e André "Negron" Andujar (Medicina).



Foto 12 - Gincana: prova de alto em distância na lama. Parece que a Simone (Keller) não gostou de algo. E o que será que o Giba (Gilberto José Ramos) está olhando tão atentamente?



Foto 13 - A Jovita, que seria a próxima a saltar, caiu fora. Ou será que ela já saltou, pela "cicatriz" na roupa?!




Foto 14- Gincana: quem é esse maluco que está subindo no pau-de-sebo?



Foto 15 - Gincana: a Flávia está sendo "segura" por quem mesmo?



Foto 16 - Troglodita é isso!
Foto 17 - Flávia e Simone Keller no campo do presidiário.