PINHEIRAL - JANEIRO DE 1986
A primeira vez que fui a Pinheiral, foi em janeiro de 1970, na turma dos pequenos (apenas meninos). O responsável era o Pe. Guido (Stahl) e ficamos lá de 27 de janeiro a 17 de fevereiro.
I-nes-que-cí-vel!!
Como aluno do colégio, fui a Pinheiral até 1973.
Depois fui fazer a universidade.
Com 20 anos, estava de volta ao Catarinense, agora como professor de física. E lá lecionei até 1987. Curiosamente, quando sai do colégio era um dos professores com mais tempo de casa, porém tinha ainda 30 anos!
Nesses 10 anos de Catarinense, voltei a Pinheiral muitas vezes. Levando turmas mistas, como responsável. Pensando bem, que loucura!! Muita responsabilidade para pouca idade! Mas, eram outros tempos! Nem mais fácil nem mais difícil que agora, porém, eram outros os valores.
O termo família aparecia com muito mais ênfase na vida cotidiana.
Quando fui a Pinheiral como aluno, sempre escrevíamos atas, narrando os fatos ocorridos. Quando voltei a Pinheiral no ano passado, com uma turma de ex-alunos, da minha geração, descobri que os livros se perderam, que ninguém sabe onde estão.
Que triste! Lembro de ter lido vários deles, encontrado pérolas como uma ata escrita pelo ex-governador Esperidião Amin, que foi a Pinheiral como aluno do Catarinense no início dos anos sessenta.
Quando sai do colégio (em julho de 1987), fotocopiei algumas atas escritas por turmas em fui como responsável (referentes aos anos de 1984 a 1987).
Pois uma dessas pérolas estou passando a vocês: as atas do Pinheiral de janeiro de 1986. Inclusive com as asssinaturas da turma ao final, lembram-se?!
Era uma turma pequena, tanto que fomos de micro-ônibus, e só de gente que era capaz de trocar a praia por cinco dias em Pinheiral.
Contando com os dirigentes, éramos em vinte e um. Dos quais, infelizmente, três já partiram para outra esfera: Paulo Roberto Siqueira (Siqueira), Alexandre Kotzias Peixoto e Joel Gomes Filho (Fedelho).
Vários tinham acabado o terceiro ano e prestado vestibular. A maioria, aprovados! Conosco estava, inclusive, o primeiro colocado geral no vestibular da UFSC daquele ano, Alexandre Peixoto. Estava ainda o Cabeça, Eduardo Horn Vianna, que não havia passado por trote aqui e desafiou a turma lá, que ninguém conseguiria contar seu cabelo.
Claro que não fui eu, mas o Cabeça voltou careca. Não consegui localizar fotos da turma, se alguém tiver e puder nos enviar, agradeço.
É possível que sejam postadas novas atas ou listagens de assinaturas dos participantes.
Abraço a todos!
Edson Cebola
ATA DE 16 DE JANEIRO DE 1986 - TACIANA J. XAVIER (TACI)
Quase sempre, a Taci era escolhida como "voluntária" para fazer a primeira ata. Já demonstrava a brilhante jornalista que se tornaria.




ATA DE 17 DE JANEIRO DE 1986 - CAIO ROBERTO SALVINO
