quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PINHEIRAL - JANEIRO DE 1986



PINHEIRAL - JANEIRO DE 1986

A primeira vez que fui a Pinheiral, foi em janeiro de 1970, na turma dos pequenos (apenas meninos). O responsável era o Pe. Guido (Stahl) e ficamos lá de 27 de janeiro a 17 de fevereiro.
I-nes-que-cí-vel!!
Como aluno do colégio, fui a Pinheiral até 1973.
Depois fui fazer a universidade.
Com 20 anos, estava de volta ao Catarinense, agora como professor de física. E lá lecionei até 1987. Curiosamente, quando sai do colégio era um dos professores com mais tempo de casa, porém tinha ainda 30 anos!
Nesses 10 anos de Catarinense, voltei a Pinheiral muitas vezes. Levando turmas mistas, como responsável. Pensando bem, que loucura!! Muita responsabilidade para pouca idade! Mas, eram outros tempos! Nem mais fácil nem mais difícil que agora, porém, eram outros os valores.
O termo família aparecia com muito mais ênfase na vida cotidiana.
Quando fui a Pinheiral como aluno, sempre escrevíamos atas, narrando os fatos ocorridos. Quando voltei a Pinheiral no ano passado, com uma turma de ex-alunos, da minha geração, descobri que os livros se perderam, que ninguém sabe onde estão.
Que triste! Lembro de ter lido vários deles, encontrado pérolas como uma ata escrita pelo ex-governador Esperidião Amin, que foi a Pinheiral como aluno do Catarinense no início dos anos sessenta.
Quando sai do colégio (em julho de 1987), fotocopiei algumas atas escritas por turmas em fui como responsável (referentes aos anos de 1984 a 1987).
Pois uma dessas pérolas estou passando a vocês: as atas do Pinheiral de janeiro de 1986. Inclusive com as asssinaturas da turma ao final, lembram-se?!
Era uma turma pequena, tanto que fomos de micro-ônibus, e só de gente que era capaz de trocar a praia por cinco dias em Pinheiral.
Contando com os dirigentes, éramos em vinte e um. Dos quais, infelizmente, três já partiram para outra esfera: Paulo Roberto Siqueira (Siqueira), Alexandre Kotzias Peixoto e Joel Gomes Filho (Fedelho).
Vários tinham acabado o terceiro ano e prestado vestibular. A maioria, aprovados! Conosco estava, inclusive, o primeiro colocado geral no vestibular da UFSC daquele ano, Alexandre Peixoto. Estava ainda o Cabeça, Eduardo Horn Vianna, que não havia passado por trote aqui e desafiou a turma lá, que ninguém conseguiria contar seu cabelo.
Claro que não fui eu, mas o Cabeça voltou careca. Não consegui localizar fotos da turma, se alguém tiver e puder nos enviar, agradeço.
É possível que sejam postadas novas atas ou listagens de assinaturas dos participantes.
Abraço a todos!

Edson Cebola





ATA DE 16 DE JANEIRO DE 1986 - TACIANA J. XAVIER (TACI)


Quase sempre, a Taci era escolhida como "voluntária" para fazer a primeira ata. Já demonstrava a brilhante jornalista que se tornaria.


























ATA DE 17 DE JANEIRO DE 1986 - CAIO ROBERTO SALVINO







ATA DE 18 DE JANEIRO DE 1986 - LILIANA REMOR BARRETO (LILA)











ATA DE 19 DE JANEIRO DE 1986 - LEANDRO MARCUCCI



Felizmente esta ata, escrita pelo Leandro, foi "passada a limpo" pela Taci. Ainda lembro da letra nas provas do Leandro!! (rsrsrs)











ATA DE 20 DE JANEIRO DE 1986 - SILVYA HELENA CAPRÁRIO









ASSINATURA DOS PARTICIPANTES DA TURMA


Que saudade, não!?!

16 comentários:

taciana disse...

Você deveria ganhar uma medalha de 'honra ao mérito dos que mantém viva a memória alheia'! Isso é lindo...você guardou tudo, Cebola! Obrigada. Vou mostrar para as meninas! beijos!

Caio R. Salvino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caio R. Salvino disse...

Cebola, ao ler essas atas, lembrei porque sempre conto sobre esse como tendo sido o mais espetacular de todos os Pinheirais dentre as mais de 20 vezes que fui aquele lugar simples, rústico, poeticamente belo! Sempre me perguntei dos motivos que nos levavam a amar tanto Pinheiral... ?Seria a lagoa? As brincadeiras? O luar no final do pasto?
E chego a uma conclusão: eram as pessoas! As pessoas eram transformadas pelo Espírito de Pinheiral... e este, não tenho nenhuma dúvida, era o próprio Espírito Santo! Dessa turma toda trago até hj alguns amigos nesses mais de 20 anos de caminhada... Taci, Lina, Leandro, Suzana, Silvete, Beto Melo, e vc! Chorei ao ler as atas, chorei ao ver as fotos e lembrei o quanto amo Pinheiral, os tempos de CC e essas pessoas que faziam de lá, um pedaço do céu! OBRIGADO!!!!!!!

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Esse tal de Caio tá chorando muito!
Não sei não .....

Ah, se alguém tiver, queria umas fotos desses Pinheiral!
Prá postar!

Dr. Murilo Veiga, MD disse...

olã broder

não seria guido stahl o correto?
volta para o colegio o cara

Dr. Murilo Veiga, MD disse...

por que a remoção, era muito delicado???????????????????

Caio R. Salvino disse...

O tempo, além de nos deixar mais velhos, com menos cabelo e mais peso, nos permite a sinceridade, a sabedoria e a sensibilidade. Hj, sem sombra de dúvidas, demonstro sentimentos sem medo e ser vergonha de ser piegas. Afinal, de que vale a vida sem a emoção?

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

É isso aí, amigo Caio!
Abração

Anônimo disse...

Cebola, querido professor, vou organizar as minhas fotos e memórias e mandá-las para o seu blog. Tenho algumas fotos daquela época de 83 a 86.
Bjs, Isabel "Leonida" Lembras?

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Quem não lembra da querida Isabel Zoldan da Veiga!
Fico muito feliz em poder entrar em contato com você!
Beijo

Gnustavo disse...

Edson, tenho acompanhado seus posts sobre Pinheiral com muitas saudades. Acho que não fui a nenhum Pinheiral com você, mas devo ter ido a uns quatro com o padre Guidão, entre 1980 e 1983.

Ensinei pros meus filhos uma trovinha que eu aprendi lá. Não sei se nos seus Pinheirais essa brincadeira rolava também. Será que alguém se lembra e pode confirmar os "versos"?

- Flim
- Flim flai
- Flim flai flu
- Flista
- Bumbarale bumbarale bumbarale vista
- Nô, nô, nono levista
- Mini miniuacha, mini mini miniuaua
- Nô, nô, nono nuaua
- Flista!

Grande abraço.

Gustavo Chaves.

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Grande Gustavo Chaves, que de há muito não vejo!!!
Um dos mais brilhantes alunos entre todos aqueles que tive o privilégio de um dia conhecer!
Forte abraço!

Giana disse...

Oi, Edson! Estou radiante de alegria ao conhecer esse teu blog. Parabéns pela iniciativa. Tenho fotos de Pinheral, vou localizá-las e enviar.
As gatas do 3º D sempre se reunem: Silvana Dalila Piazza (Zebra), Milene Bonomini, Luísa Rodrigues Hickel Gamba (com seu esposo João Henrique Wagner Gamba), Rosália (Poia), Deise Mara Nazário Pereira, Kátia Maria Véras, Miriam Weiss Batista da Silva (Mirinha)e às vezes a Maria Cristina Cunha da Costa.
Ah, por favor, conserte o meu nome: Giana de Souza e não Giane.
Grande abraço!

Giana disse...

Mil perdões: a Rita Maria Belard da Fonseca Lopes da Costa (mais Libório Pires) espero que não mande me matar pelo "lápis" (como diaria o Cebola).
Beijos mil!

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Giana, querida, que saudade de vocês!
Você, Silvana, Milene, Rosalia,Deisi, Kátia Veras, Mirinha!
E a Rita! Cuja filha foi minha aluna no ano passado!!!
Que saudade!
Fomos a Pinheiral em maio passado. A Rosalia foi junto!
Vamos nos reunir agora em setembro, aqui em casa, em Rancho Queimado. Por que vocês não aparecem? Queremos começar a preparar nosso Pinheiral do ano que vem.
Qualquer coisa, entre em contato 9cebola@pascal.com.br).
Beijo

Giana disse...

A saudade é toda nossa também. Quando agendares encontro em Rancho Queimado nos avise para irmos também! E-mail: giana.adv@gmail.com
Felicidades!
Giana.