PINHEIRAL - JULHO DE 1982
Alguém ainda lembra de julho 1982? O Brasil era o grande favorito para a Copa do Mundo da Espanha, pois, afinal, tínhamos Zico, Falcão e Sócrates. Mas acabamos perdendo depois de umas bobagens do Toninho Cerezo, que o Paolo Rossi transformou em gols.
No voley, aparecia o time da "Atlântica-Boavista", com Bernard, Xandó e cia.
Na política, a campanha para a eleição para governador, a primeira após o golpe de Estado de 1964. Aqui, concorreriam Esperidião Amim e Jaison Barreto, sendo que Amim tornar-se-ia vencedor.
"Você não soube me amar", era o refrão que o Evandro Mesquita e sua banda Blitz entoavam na novela da Globo (plim-plim) "Sol de Verão".
Na cidade, líamos a coluna do "Beto", que falava de tudo e de todos. Nosso bar: o "Vagão", claro!
Para dançar e paquerar: a Dizzi!
No verão, os argentinos vinham com tudo, e as gurias da moda eram "cocotinhas".
E quando alguém queria dizer que outra pessoa era sensacional, dizia simplesmente que ela era "pop".
No colégio (Catarinense), o pessoal suava para passar com o Niberto e o Werner, os "terrores" da matemática!
E nós íamos a Pinheiral!
Foi no segundo semestre desse ano que o diretor do colégio, o Pe. Paulo - tinha assumido no início do ano - construiu a cobertura da quadra, que chamávamos pomposamente de "ginásio de esportes", continuando com o piso de cimento.
Na beira-mar, os poucos prédios não impedian que as últimas aulas da tarde - o ensino médio era no período vespertino - fossem contempladas com o mais lindo pôr-do-sol do mundo.
E nós íamos a Pinheiral!
Então aqui, algumas fotos. Embora elas estejam com uma tarja onde se lê "jan 83", certamente foram batidas em 82 - pois ainda não havia a cobertura da quadra. Provavelmente só arrumei dinheiro para fazer as revelações com o 13º salário daquele ano (não era fácil!!!!).
Não estou convicto, mas creio que esse Pinheiral foi o de julho de 1982.

Foto 1 - A casa, que ainda povoa nossas lembranças! Mesmo que as escadas de madeira provocassem um ruído "cavernoso" , que, à noite, pareciam ser percorridas por fantasmas ávidos em assustar delicadas donzelas.

Foto 2 - Dois dirigentes, presumidamente tratando de coisas "sérias": Prof. Edson Osni Ramos (Cebola) e Prof. Cesar Mauro Cardoso (Pesão), com cabelos e silhuetas bem distantes das atuais.

Foto 3 - Uma equipe de futebol de salão, na quadra descoberta (onde hoje existe um belo ginásio de esportes). De pé: Pesão, Marício Lopes Ventura, um que não consigo identificar e Casinho (Carlos Eduardo Zeni). Agachados: Zé Eduardo, Enôr Vieira Jr. (grande amigo até hoje) e Arthur Simone.

Foto 4 - De pé, a primeira à direita é Daniela Ferrarezi. Agachadas, as duas últimas, da esquerda para a direita, são Simone Keller e a pequena Cascaes. As demais, peço ajuda na identificação.







Foto 12 - Acho que é o Casinho, após ter sido jogado na lagoa.
Foto 13 - Olha eu aí de novo!! Ao fundo, o amigo Pulo R. Mussi.
Um comentário:
Sou da turma de formandos de 81.
Tenho muitas saudades desta época.
Fui muito a Pinheiral, época do Padre Guido, Cruzada Eucarística, Gincanas,era muito bom.
Tenho algumas fotos. Irei te mandar.
Postar um comentário